Douro

A Região Demarcada do Douro compreende uma superfície de cerca de 250 000 ha, dos quais apenas um décimo é cultivado com vinha. Delimitada e regulamentada em 1757 por Marquês de Pombal (a primeira regulamentação vitícola do mundo) situa-se no nordeste de Portugal, entre Barqueiros e Mazouco, na fronteira Espanhola. Estamos na região do vinho do Porto!As condições climáticas do Vale do Douro, aliadas à nobreza das castas utilizadas é determinante na qualidade e genuinidade dos vinhos, que não são mais do que a expressão do harmonioso casamento entre a terra, o clima e o amor e a arte do homem.

Mas o Douro não é só vinha, vinho, amêndoa, azeite... São as gentes, são os viticultores que fizeram a história e as histórias. São as quintas, locais de recepção acolhedores e bucólicos, ainda preservados de tudo.

A UNESCO designou, em 14 de Dezembro de 2001, o Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural; este estatuto é uma obra-prima da natureza e fruto do esforço humano e vem a ilustrar o valor universal do papel activo de uma cultura e uma paisagem de excelência.

Vale a pena conhecer o Douro…